quinta-feira, 24 de maio de 2012

Perfil: Aurélio de Simoni

Aurélio de Simoni hoje é um nome conhecido nos backstages do teatro carioca. Com 35 anos de carreira, já fez iluminação para mais de 500 espetáculos de teatro, shows e exposições, tem 20 premios no currículo além de outras tantas indicações. 


Começou sua carreira ajudando aqui e ali na peça de sua então esposa, Aline Molinari em 1976 no teatro Cacilda Becker. Algum tempo depois foi contratado como operador de luz pelo Teatro Sesc Tijuca. De contra-regra para operador de luz foi um pulo e em 1979, criou a sua primeira luz em um espetáculo que curiosamente chamava-se ‘Ponto de partida’ de Gianfrancesco Guarnieri, com direção de Haroldo de Oliveira.


A transição do operador de luz para o criador, iniciou-se pelo fato de que algumas peças chegavam ao Sesc sem iluminação definida, o que fazia com que Aurélio opinasse na montagem de luz destes espetáculos.

Foi assistente de Jordinho de Carvalho e na mesma época firma parceria com Luiz Paulo Nenen, com quem assina luz para espetáculos durante quatro anos. As trocas de conhecimento foram super importantes para consolidação de um estilo, como o próprio Aurélio coloca, ele está sempre muito "aberto para as novidades. Um ator recém-saído da escola de teatro me mostra como fazer um tipo de teatro, por exemplo."



Mas existe algo que é próprio de cada iluminador. Como ele diz, existem tres aspectos para criar luz de um espetáculo: técnica, sensibilidade e criatividade. A única coisa que se passa adiante é a técnica e a entender a "importancia do coletivo, saber conceitos de luz, cenografia, entender qual é a proposta do próximo, pois iluminar nada mais é do que mostrar o trabalho dos outros. Mostro por onde caminhar e para atravessar esse rio voce terá de escolher as próprias pedras"


Aurélio de Simoni tem na sua trajetória, trabalhos realizados com Diretores, Atores, Atrizes e demais profissionais de Teatro, tais como: Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira, Sérgio Brito, Paulo Autran, Marília Pera, Celso Nunes, Domingos de Oliveira, Aderbal Freire Filho, Amir Haddad, Miguel Falabella, José Possi Neto, Moacir Chaves, Daniel Herz, Hélio Eichbauer, Fernando Mello da Costa, Kalma Murtinho e outros mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário