terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quem sou eu - Bia Kleber

Olá!
Meu nome é Bia Kleber e eu sou a mais nova colaboradora do Blog do Aurélio. Tenho 25 anos e sou de Londrina (PR), onde comecei a fazer teatro com 12 anos de idade, na Escola Municipal de Teatro da FUNCART, onde estudei e fiz peças até os 15 anos. Então fui para os EUA, fazendo um curso técnico de teatro no Southern Vermont Carreer Center por um ano. Voltei e vim para o Rio de Janeiro, ingressei na CAL, onde fiz um ano do curso profissionalizante junto com a Manu Berardo, que foi onde nos conhecemos. Segui para a UNIRIO, onde estudei por quatro anos e meio o Curso de Licenciatura em Artes Cênicas. Fiz várias peças, tive aulas que marcaram minha trajetória teatral e artística. Fiz estágio dando aulas na Casa de Custódia Frei Caneca. Estagiei com Paulo Trajano, em suas aulas de Expressão Corporal na CAL, com Marco Rodrigo, em sua Oficina de Interpretação para TV e com Analu Palma, num trabalho com atrizes cegas. Danço Butô e dei uma oficina de teatro-dança Butô para a Cia. de Atores Invisíveis, na Fundição Progresso. Faço pós-graduação no Sistema Laban/ Bartenieff na Angel Vianna. Conheci o Aurélio através da Manu. Numa peça dirigida por Ivan Fernandes, eu era stand-in e comecei a acompanhar os ensaios. Percebi a falta dos adereços cênicos em vésperas da estréia e me ofereci para suprir essa falta. A luz dessa peça foi feita por Aurélio, e não me esqueço dele falando no camarim no dia da estréia: "Faço teatro há 30 anos e sei que tem gente que é de teatro e gente que não é de teatro. Você é uma pessoa de teatro." Isso foi em 2006, e eu comecei a estagiar com Aurélio. A primeira peça foi em Niterói, também não me esqueço da viagem na barca com ele. A peça era "Alarme Falso" com Eri Johnson. Aurélio sempre muito atencioso e dizendo "se você não souber de alguma coisa que você vir ou ouvir, PERGUNTE". Depois o acompanhei em "Isadora Duncan" com a Letícia Spiller, em que passei 25 horas ao lado do mestre Aurélio pois após a montagem eu fiquei para assistir ao Aurélio gravando a luz. Também acompanhei o seu trabalho em "Macbeth" e "The Cachorro Manco Show" de Moacir Chaves e a bela luz de "O Baile", direção do José Possi Neto. Fiquei ausente do Rio por alguns anos por questão de saúde, mas agora voltei e estou fazendo a Oficina de Iluminação Cênica com Aurélio, produzida pela EFAL, e também a Oficina de Cenografia com Hélio Eichbauer no Dulcina. O teatro engaja meu ser como um todo, respiro arte e sem ela minha vida seria sufocante. Acompanhar grandes mestres da arte sempre foi uma forma de crescer como artista e como pessoa, e acompanhar o Aurélio é ter acesso não só à grande arte que ele constrói mas também ter acesso à história viva do teatro neste país, pois o "velho" (modo como ele se refere a ele mesmo) tem muita história para contar. E conta, viu? Estar com ele é sempre um aprendizado. Só tenho a agradecer ao mestre, com carinho. Obrigada por ser essa imensa generosidade que você é, Aurélio. Beijos para você e para todos que por este blog buscam um pouquinho de sua maestria.
Bia.

Um comentário:

  1. Bem-vinda Bia!!!! Aguardo ansiosa suas postagens. Tenho certeza que vc terá muito a contribuir com o blog. Linda trajetória nas artes!

    ResponderExcluir